quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

As equipas de intervenção deram-nos formação para o simulacro!

No dia 7 de janeiro, veio à nossa escola um grupo de polícias e bombeiros dar-nos uma formação sobre o que fazer em caso de incêndio e como preveni-lo. 

Os bombeiros, através de um powerpoint, demonstraram-nos várias situações de incêndio, o que fazer para os prevenir e o que fazer durante um caso destes.

O grupo de agentes que veio explicou-nos o que se ia passar durante o simulacro e quais seriam as nossas responsabilidades. Foram bastante simpáticos e explícitos. Ficámos logo entusiasmados! A seguir, fomos conhecer o carro dos bombeiros.



No dia seguinte, quando chegámos ao Floresta Center, dividimo-nos em polícias e bombeiros. Os alunos-polícias vestiram as suas “fardas” e formaram duplas a quem, depois, foi atribuído um agente da PSP. Eles deveriam ajudar-nos e orientar-nos nas nossas funções.



A seguir, foi a vez do grupo dos bombeiros que também se vestiram de alunos-bombeiros e dividimo-nos da mesma maneira, mas fomos acompanhados por um bombeiro.
Cada grupo de bombeiros reuniu-se com o seu responsável para receberem as instruções e depois foram para o exterior do edifício esperar pelo toque do alarme. 




Com os polícias, a divisão foi diferente. Alguns ficaram responsáveis por patrulhar o interior do Floresta e os restantes ficaram responsáveis por cortar e regular o trânsito no exterior do edifício.




Quando o alarme tocou os alunos-polícias procederam à evacuação do centro, enquanto duas equipas cortavam o trânsito pedonal e automobilístico nos acessos ao Floresta.
Depois da evacuação, em cada piso ficou uma equipa para proceder à segurança e proteção das lojas e impedir a circulação de pessoas não autorizadas.

Chegaram, então, as equipas de bombeiros prontos para extinguir o foco de incêndio que se localizava na zona da restauração, no último piso. Os bombeiros agarraram nas mangueiras, respeitando as normas de segurança, e subiram as escadas. Como o foco de incêndio era pequeno, foi facilmente controlado apenas com um extintor.  





Os bombeiros verificaram se existiam feridos. Encontraram dois e imediatamente chamaram os seus colegas socorristas. Os socorristas procederam à verificação do estado das vítimas e depois de estabilizadas foram levadas para um ponto de abrigo no exterior do centro.






Depois de verificar que o incêndio estava controlado, os bombeiros retiraram. Recolheram as mangueiras e voltaram para o exterior.

Os alunos-polícias, nesta fase, regularam a entrada das pessoas no centro e impediram a passagem para o último piso (onde tinha sido o foco de incêndio) até estarem reunidas todas as condições de segurança para aí circularem.

Quando terminou o simulacro, fizemos um balanço bastante positivo da atividade. É uma experiência que nunca vamos esquecer. Foi muito educativa e dinâmica. Agora percebemos o que devemos fazer e como ajudar os outros numa situação idêntica.

Aprendemos principalmente a respeitar o fantástico trabalho realizado pelos bombeiros e pelos polícias para salvaguardar a nossa segurança e bem-estar. 

Esperamos que haja mais iniciativas como esta, tão ricas, tão dinâmicas e tão úteis à nossa aprendizagem como cidadãos e membros da sociedade.

Alunos do 4º ano

Simulacro de Incêndio no Floresta Center


No dia 8 de Janeiro de 2013, pelas 15h, teve lugar no Centro Comercial Floresta Center, um exercício de um simulacro de incêndio, realizado pelos Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem-Martins, Serviço Municipal da Protecção Civil de Sintra, Polícia de Segurança Pública, Junta de Freguesia de Algueirão Mem-Martins, o nosso colégio e o Centro Comercial Floresta Center.

Os nossos alunos foram parte ativa deste processo enquanto população evacuada (alunos 3ºano), feridos (alunos do 3ºano), bombeiros (alunos do 4ºano) e polícias de segurança pública (alunos do 4ºano). Foi uma tarde importante de serviço à comunidade. Todas as orientações das equipas de intervenção foram cordialmente acatadas pela população!















segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Festa de Natal 2012 - 1º Ciclo



O dia 14 de Dezembro começou com a tão ansiada chegada do Pai Natal!











A expetativa ao desembrulhar os presentes... deu lugar
muitos sorrisos! Parece que o Pai Natal foi generoso!
















À tarde, tivemos apresentações dedicadas ao Natal! Todos mostraram arte ao representar ou cantar!

Começámos com  a peça de teatro, baseada na obra "O desejo do Pai Natal". O livro foi-nos trazido da Biblioteca da Tapada das Mercês  pela aluna Bruna, do 1º ano de escolaridade.

Os alunos do 3º ano escreveram a sua canção de Natal, inspirada na melodia da música "Estava na Floresta". Estes utilizaram vários instrumentos durante a sua apresentação aos colegas.







A criatividade está sempre em alta no nosso colégio. Os alunos do 2º também criaram uma nova letra, mais natalícia, para a canção Macarena, de Los del Rio, agora com o nome "É Natal!".






O 4º apresentou uma peça de teatro intitulada "O melhor Natal de Sempre", escrita pelos alunos.



Finalizámos o nosso dia com um maravilhoso lanche!

















Esta mensagem foi realizada pela professora Marta Chumbinho, com a colaboração dos alunos Bruna (1º ano), Inês (2º ano), Patrícia (3º ano) e Vasco (4º ano).

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Festa de Natal 2012 - Creche e Jardim de Infância

Para recordar que faz bem preservar o espírito do Natal nos nossos corações durante todo o ano, aqui ficam as memórias das celebrações desta quadra nos dias 13 e 14 de Dezembro. Música, dramatização, partilha, amizade e amor, foram algumas das experiências vividas...



                                                               Festa de Natal - dia 13


         Participação dos alunos da Música da Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo



 Creche


Sala dos 3/4 anos



Sala dos 5 anos


Chegada do Pai Natal - dia 14




Lanche de Convívio Natalício