Parcerias

Protocolo com a Escola Superior de Educação de Lisboa

Desde o ano letivo de 2004/05 que a ESELx tem vindo a reconhecer o nosso trabalho pedagógico ao celebrar sucessivos protocolos de colaboração com o colégio. Esta parceria estabelecida entre as duas instituições de educação possibilita aos alunos da Licenciatura em Educação Básica uma intervenção orientada para a aquisição de conhecimentos e competências em diferentes contextos educativos. A disciplina "Iniciação à prática profissional" pressupõe no 2ºano do curso a "Observação e caracterização de Situações Educativas" e no 3ºano a "Intervenção em Situações Educativas".

Este protocolo inclui ainda a "Prática Profissional Supervisionada" para os alunos do "Mestrado em Educação Pré-Escolar (com estágio nas salas da Creche e de Jardim-de-Infância), assim como para os alunos do "Mestrado em Ensino no 1º e 2º Ciclo do ensino básico (estágio em salas de 1ºCiclo).

Os profissionais de educação do nosso colégio para além de proporcionarem aos referidos estudantes contextos de aprendizagem como preparação para a prática profissional, muito têm crescido e aprendido com os alunos e docentes da Escola Superior de Educação, no que respeita à reflexão sobre as suas práticas, o contacto com novas metodologias de trabalho e ensino, assim como novas técnicas de expressão, novas teorias... evoluindo também eles na sua prática profissional. As docentes cooperantes que são responsáveis pelos estágios nas suas salas, recebem formação por parte da ESE para tal e são integradas noutras formações ministradas pela instituição.



Instituto de Emprego e Formação Profissional

Os Centros de Formação Profissional de Sintra e da Amadora, assim como o Centro de Reabilitação Profissional de Alcoitão (do IEFP, Delegação de Lisboa e Vale do Tejo), procuram frequentemente a nossa instituição, desde 2006, como parceira para os Estágios de Formação em Contexto de Trabalho, do curso de Técnica de Acção Educativa. A formação no posto de trabalho é um período complementar de formação, no qual o formando executa tarefas e atividades inerentes ao funcionamento do nosso colégio, enquadradas nas diferentes áreas do curso efetuado no Centro de Emprego.

A Direção do colégio procura aprofundar as relações com as formandas no sentido de perceber se o seu perfil se adequa à filosofia do nosso trabalho e às relações interpessoais que procura estabelecer, para futuras contratações. Por serem previligiadas auxiliares com formação nesta área profissional, com excelentes práticas profissionais e com conhecimento da realidade do colégio, já se efetuaram contratações de ex-estagiárias resultantes desta parceria.









Sem comentários:

Enviar um comentário