quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Roda dos Alimentos - 2º ano

“Eu e o Martinho tivemos a ideia de colocar estes trabalhos no blogue do colégio para que o meu pai, que está a trabalhar em Angola, pudesse ver. Um beijinho pai, espero que gostes deste trabalho que te vou mostrar.” (Inês, 2º ano, 2012/13)



Depois de trabalharmos umas receitas a professora sugeriu que estudássemos a Roda dos alimentos para conhecermos melhor:

-         a variedade dos alimentos;
-         os cuidados de preservação dos alimentos;
-         a que grupos pertencem e porque temos que os usar na nossa alimentação.



Então decidimos que alimentos cada um podia fazer e reproduzimos com massa de modelar. Para dar mais vida à roda trouxemos alguns alimentos secos de casa. Toda a turma participou nas atividades de modelagem, pintura, colagem e redação de textos para o livro e cartaz. A professora Sónia colaborou connosco nos retoques dos pormenores.



Mas achámos que fazer só a roda não chegava, parecia que o trabalho estava incompleto. Faltava apresentar todos os alimentos que pertencem a cada grupo e quais as vantagens para o nosso corpo. Então, pesquisámos informação no nosso livro de Estudo do Meio, recortámos imagens de revistas, fizemos desenhos dos alimentos e aproveitámos informação de uns apontamentos da professora. Com todo esse material construimos um cartaz e um livro.


Cartaz – serve para apresentar os cuidados que devemos ter com os alimentos e como deve ser a nossa alimentação.





Livro – o objetivo é explicar o que é cada grupo, o que nos dá (vitaminas, proteínas, fibra, cálcio, etc)


Gostámos tanto de fazer este trabalho, achámos que estava tão bem organizado que decidimos apresentá-lo a todos os meninos e meninas do Jardim de Infância e do 1º Ciclo. Quisemos partilhar o nosso conhecimento com os outros, para que todos pudessem aprender como nós.



Autores:
Inês 2º ano 2012/13
Martinho 2º ano 2012/13
professora Marta Chumbinho





terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Fazer sinos e flores com a mãe do Bernardo do 4º ano


Todos temos os nossos dons e os nossos pais não são exceção. Como a mãe do Bernardo (Isa) tem muito jeito para trabalhos manuais, a professora Mónica convidou-a para fazer um trabalhar connosco. Então em novembro, a Isa desafiou-nos para fazer sinos e flores com materiais reutilizáveis, para a Árvore de Natal do colégio. Estes foram feitos a partir de garrafas de plástico de refrigerantes.


A parte de cima da garrafa serviu para fazer o sino e com a parte de baixo fizemos uma flor.



A Isa deu-nos aulas em dois dias diferentes.


No primeiro dia começámos por pintar o sino. Nem todos os alunos celebram o Natal, logo usaram outras cores não típicas do Natal, assim como desenhos relacionados com outros temas.

Depois fizemos uns furos para colocar o fio no topo do sino com um ferro de soldar.

Esta máquina serve para cortar cartolina em diferentes formas. Nós escolhemos a forma de flor.
 O Bernardo ensinou-nos a usar esta máquina especial, pois era necessária alguma força e perícia.

No dia seguinte a Isa voltou e depois dos sinos estarem secos começámos a decorá-los com as canetas de relevo.




Colocámos um laço e o fio para pendurar os sinos.



Quando acabámos os sinos passámos para as flores. Com uma tesoura fizemos a forma da flor  na parte de baixo da garrafa. Cortámos a pétalas em forma de triângulos.  A Isa queimou com um fósforo as pontas das pétalas e acertou com a tesoura o seu formato.
No fim, pintámos a parte da garrafa da flor, colámos a flor de cartolina no meio, decorámos com brilhantes e as canetas de relevo. A cabeça de um pionés serviu para fazer o olho da flor.

Texto elaborado por:

Bernardo 4º ano
Filipa B. 4º ano
Porfessora Marta Chumbinho

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Desenhos Animados de Carnaval

Os alunos da Sala de Estudo, do 5º e 6º anos, criaram animações alusivas ao Carnaval. Os programas utilizados foram o Paint e o UnFREEz.

Ao clicarem em cima da imagem poderão vê-la ainda maior.
Esperamos que se inspirem com estes trabalhos tão divertidos de realizar e de ver!!


André - 6º ano




Catarina - 6º ano




Gonçalo - 6º ano




 João - 6º ano


Maria- 5º ano




Pedro- 6º ano

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Carnaval - 2013

Creche e Jardim de Infância

A brincar ao faz-de-conta todo o dia!!!





1º Ciclo









8 de Fevereiro de 2013

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Projeto Curricular de Escola

 
[…] o P.C.E (Projeto Curricular de Escola) é um plano antecipador da ação (LEITE, 2000, p.1), numa tentativa de adaptação ao Currículo Nacional (prescritivo), à realidade de cada escola, não especificamente ao nível da sua filosofia (parte integrante do Projeto Educativo de Escola), mas ao da concretização. Este projeto está dependente do P.E.E, uma vez que se rege pelos princípios nele definidos, para a nossa instituição.

[…]

Que escola queremos ser?


[…] Um dos pontos centrais a ter em conta neste projeto é a preocupação na formação para uma cidadania plena e responsável, apostando na melhoria das relações sociais entre alunos e adultos e os mesmos entre si.
Do ponto de vista curricular, pretendemos desenvolver mais alguma reflexão que nos leve a operacionalizar com progressivo sucesso a gestão flexível do currículo, contribuindo mais e melhor para o sucesso dos próprios alunos.
             Pensamos também que este projeto deve prever a unidade e continuidade pedagógica do colégio, desde o trabalho no Jardim-de-Infância, até ao trabalho no 1º Ciclo, e em cada um dos ciclos de forma sequencial e integrada.


Relações sociais


A escola é um meio de vida social bastante complexo e, como tal, rico. Queremos que as nossas crianças se tornem sujeitos conscientes, críticos e intervenientes. Assim sendo, propomo-nos construir com elas uma escola cada vez mais aberta e cooperativa, onde todos tenham responsabilidade e espaço de ação.
Torna-se importante desenvolver nas crianças um espírito de solidariedade, justiça e responsabilidade, através do trabalho em equipa, da partilha do “poder” e dos recursos [valores promovidos através da área da Educação Cívica]. A colaboração de todos torna-se imperativa, a fim de se resolver conjuntamente conflitos, problemas, debater ideias e dar sugestões.
[…] São estes os valores [autonomia, tolerância, da solidariedade, do trabalho em equipa, partilha] que favorecem sem qualquer dúvida um bom relacionamento pedagógico e social […]. Por outro lado, convém lembrar que cabe à escola formar cidadãos livres, críticos, responsáveis e socialmente intervenientes.
[estas intencionalidades são operacionalizadas através de estratégias específicas para esse efeito, seguem-se alguns exemplos: Trabalho em Projeto, Conselho de Cooperação, Planificações e Balanços diários, trabalho em grupo, Tempo de Estudo Autónomo]


Gestão Curricular

[…] consideramos importante organizar as atividades pedagógicas e o ensino explícito de modo a que as aprendizagens realizadas pelas crianças sejam progressivamente mais significativas, partindo das suas experiências, necessidades e motivações. […] de acordo com Delors (1996), o professor/educador não deve só transmitir conhecimentos aos seus alunos, deve também apetrechá-los com competências que os ajudem ao longo da sua vida. […] o ensino  deve estar centrado em quatro ideias fundamentais: aprender a fazer; aprender a conhecer; aprender a viver juntos; aprender a ser.
[o objetivo é] usar estratégias que impliquem a criança, desde muito nova, na sua própria aprendizagem, desafiando-a, estimulando a sua curiosidade e, como consequência, lançando-a à descoberta.


Para a continuar a ler esta breve apresentação do nosso Projeto Curricular de Escola siga este link: