Atividades Extra-Curriculares

15 dias de praia e muito sol!!!

   
    Durante as merecidas férias alguns dos nossos alunos optaram por aceitar a proposta do nosso Colégio de os levar à praia durante quinze dias, como já é hábito todos os anos.

    Assim, na última semana de junho e na primeira de julho, da parte da manhã, as crianças dos 3 aos 12 embarcaram numa viagem até à praia de Carcavelos. Desfrutando livremente do contato com a natureza, mas sob o olhar atento de docentes e auxiliares, todos puderam sentir os quatro elementos ali presentes: Terra (areia); Ar (brisa do mar); Fogo (sol) e a Água (mar).

    Foram excelentes momentos para "recarregar baterias" e entrar com o "pé direito" nas férias em família que se aproximavam para alguns... (outros tiveram que esperar mais umas semaninhas...)

    Tanto adultos como crianças se envolveram em descontraídos momentos de partilha e brincadeira...
Apesar do desgastante trabalho e responsabilidade inerentes, a maioria dos adultos do colégio gostaria de fazer parte desta atividade. Porém, alguns tiveram que ficar na instituição, assumindo outros papéis essenciais ao bom funcionamento da mesma, com a expetativa de no próximo ano também poderem fazer parte desta viagem...

Aqui ficam algumas imagens desta atividade extra-curricular que ocorre durante as férias de verão:


    


Atividades extra durante o tempo letivo

     São disponibilizadas diversas atividades às nossas crianças, umas incluídas na mensalidade outras não. A Informática faz parte integrante do Currículo do ensino Pré-Escolar (Sala dos 5 anos) e do 1º Ciclo. O Inglês é também obrigatório para todos os alunos do 1ºCiclo.




     Para os Encarregados de Educação que desejem investir um pouco mais no desenvolvimento pessoal dos seus educandos, no que se refere a áreas  mais específicas de acordo com os dons e necessidades, o Colégio disponibiliza ainda as seguintes atividades extra-curriculares:
    

INGLÊS

      Professora: Mónica Miranda (Licenciatura em Professores do Ensino Básico,variante       Português/Inglês
           Início             : outubro
           Termo           : junho
           Horário         : 2 aulas p/semana
           Idade             : a partir dos 4 anos

Cantando, dançando, escrevendo, falando, jogando, vamos aprendendo Inglês.
O tempo é pouco e passa sempre muito depressa!
Our Children Love English!!!


  JUDO
          
           Professor    :Inês Cavalleri (c/coordenação do Profº Renato Santos – um dos criadores  do projecto Judokinhas)
           Início             : outubro
           Termo           : junho
           Horário         : 4ª e 6ª
Idade            : a partir dos 4 anos  (os alunos interessados em frequentar esta actividade, deverão                                               trazer 1 Declaração médica que faça constar a aptidão do aluno para a prática da                                                      modalidade - imposição da Confederação do Desporto de Portugal para efeitos do
                               Seguro Desportivo).

"O judo é uma modalidade proveniente do Japão. É um desporto de combate, que tem valores e significados que lhe garantem uma identidade muito própria.  
 Os desportos de combate são atividades desportivas que se identificam por um modelo estrutural comum especifico, baseado no duelo individual, no qual o objectivo se consubstância na vitória relativamente ao adversário.
Esta modalidade integrada no meio escolar, permite aos alunos um conjunto de capacidades que proporcionam uma melhoria ao nivel da autoestima, autoconfiança, bem como o domínio corporal. Desenvolve também ações de companheirismo e cooperação entre os alunos, muito importantes no desenvolvimento pessoal das crianças. É uma modalidade que está em ascenção no meio escolar, por ser muito completa, e com valores que irão acompanhar as crianças para o resto da vida.
 “Nada abaixo do Sol é maior do que a educação. Educando uma pessoa e mandando – a para a sociedade, ela contribuirá na extensão de uma centena de gerações à sua frente”. Jigoro Kano Fundador da modalidade de judo (1860 – 1938)

Inês Cavalleri, in Jornal do Colégio da Tapada das Mercês: Os Brincalhões, junho de 2012







  NATAÇÃO 

                        Local             : Complexo Desportivo de Fitares
                        Informações : Professores diplomados, c/experiência no ensino da natação, piscina c/água aquecida, tratamento por UV (com redução de cloro); os professores acompanham os alunos dentro de água.
                        Início             : J.Infância e 1º Ciclo - outubro 
                        Termo           : J.Infância e 1º Ciclo – junho
                        Horário         : J.Infância e 1º Ciclo – 2ª e 4ª 
                        Duração        :  J.Infância e 1º Ciclo – 40 minutos de tempo útil.
                        Idade             : a partir dos 3 anos (classe especial)





  INICIAÇÃO MUSICAL

                        Professora    : Maribel Pereira (Licenciatura em Ensino Básico, variante Educação Musical; Mestrado em Ciências Musicais, variante Etnomusicologia; Frequência da formação: Músicos de fraldas"; Curso de Monitora de "HipHop")
                        Início             : outubro 
                        Termo           : junho 
                        Horário         : 3ª feira
                        Idade             : a partir dos 2 anos

"A disciplina de Educação Musical desenvolve, desde a mais tenra idade, a concentração, a coordenação motora e a realização de diferentes tarefas em simultâneo. A concretização de projetos musicais pessoais ou de grupo permite à criança desenvolver as suas capacidades sociais, expressivas e criativas. Os jogos de exploração desenvolvem a musicalidade, a linguagem, o gosto pela exploração e a capacidade de executar. A voz, o corpo através do movimento, a utilização de diferentes instrumentos musicais, são algumas das atividades exploradas nas aulas, de modo a proporcionar a experimentação, desenvolvimento e criação musical. O objetivo principal baseia-se na conciliação da educação musical (na qual se pretende que a criança aprenda “música” – ritmo, melodia, os tempos, os compassos, a leitura de pautas e a técnica de aprender um instrumento) e a educação pela música (pretende proporcionar à criança meios para satisfazer as suas necessidades intelectuais, sobretudo as necessidades de exploração e integração no mundo sonoro, de expressão e criação). Pretende-se um desenvolvimento harmonioso na formação de uma personalidade equilibrada associada à Educação e Expressão Musical."

Maribel Pereira, in Jornal do Colégio da Tapada das Mercês: Os Brincalhões, junho de 2012







BALLET/DANÇA EDUCATIVA
          
           Professora    : Ana Paixão (Licenciada em Dança no Ramo de Educação pela Escola Superior de Dança - Lisboa; Aulas de Ballet desde 1986, incluindo o 1º e 2º Anos da Escola de Dança do Conservatório Nacional)
           Início             : outubro 
           Termo           junho
           Horário         3ª e 5ª 
Idade             : a partir dos 3 anos

"No Ballet, aprendemos a sonhar, mas com os pés na 1ª posição! O nosso corpo move-se ao som da música, e aí, podemos ser quem quisermos.

Aprendemos as bases da técnica de dança clássica, para tornar os nossos movimentos mais graciosos, e muitas vezes a professora Ana surpreende-nos com coisas mágicas para dançar. Já dançamos com varinhas de condão, fitinhas de cetim, flores....enfim, tudo para nos ajudar a sermos ainda melhores bailarinas.

Este ano que passou trabalhámos sobre um livro maravilhoso, que se chama O Segredo da Floresta de Margarida Fonseca Santos, e sobre o qual fizemos a nossa apresentação da aula aberta, que gostamos de dizer que foi um sucesso!"


Ana Paixão, in Jornal do Colégio da Tapada das Mercês: Os Brincalhões, junho de 2012




1 comentário:

  1. gostei muito do blog até vi em japones e também vi em coreano.

    ResponderEliminar