Sala de Estudo

O profissionalismo do nosso colégio foi reconhecido quando os Encarregados de Educação manifestaram o desejo de que os seus filhos, após a passagem para o 2º Ciclo e consequente saída desta instituição, continuassem ligados pedagogicamente a este estabelecimento de ensino.
Assim surgiram, no ano letivo de 2006/07, As Salas de Estudo. Estas visam possibilitar aos alunos do 2º Ciclo (ex-alunos do nosso colégio ou de outros estabelecimentos ensino) o apoio nas disciplinas consideradas essenciais para o seu desempenho académico presente e futuro; nomeadamente: Português, Matemática, Inglês e Informática. No entanto, se o aluno revelar dificuldades noutra disciplina, os nossos professores de apoio (com formação académica para o efeito) estão habilitados a prestar esclarecimentos e a orientar o seu estudo nessa outra área curricular.

Consideramos muito positiva a integração de mais alunos pertencentes a outros níveis de escolaridade e muito temos crescido como instituição de educação, ao refletir sobre as diferentes realidades e experiências com que os alunos se deparam depois de deixarem o 1º Ciclo. Reflexão essa que nos tem permitindo preparar cada vez melhor os nossos alunos do 4ºano para a mudança de Ciclo e de Instituição, promovendo a sua fluída adaptação a outras realidades pedagógicas.

Na etiqueta Sala de Estudo (na coluna à sua direita) serão apresentados trabalhos dos alunos pertencentes a esta valência, assim como atividades e propostas de colaboração destes com esta comunidade escolar. A sua participação ativa e novos conhecimentos muito nos tem enriquecido.

Horários:

das 9h às 12h30 e das 14h às 19h30

O horário pode ser ajustado à necessidade do aluno. O Colégio disponibiliza transporte da escola para a Sala de Estudo e da Sala de Estudo para a escola, consoante o horário escolar do aluno.

Espaços utilizados pelos alunos da Sala de Estudo:


           
                                                                  Sala de Informática




                                                                    Sala de Estudo


                                                                       Sala de Estudo


       
                                              Local de Convívio: Campo de Futebol/Recreio

                                                                            Refeitório






Projeto: "Histórias todas Diferentes"

Tapada das Mercês, 14 de Outubro de 2011


      Tendo em conta que o professor deve ser um semeador de ideias e que um dos objetivos do ensino é ser capaz de levar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informação, lancei um pequeno desafio aos alunos da Sala de estudo: criarem as suas próprias histórias nos tempos livres dos testes.
      Nem todos aderiram à ideia mas todos os que participaram se empenharam e usaram os seus conhecimentos de Língua Portuguesa, desenvolveram o seu livre pensamento, a sua criatividade e até ousadia! Afinal, contar, criar histórias é transformar a vida numa brincadeira mais séria!
    Foi um mini projeto bastante positivo que deu origem a um pequeno e simples livro de histórias todas elas diferentes. Queremos partilhá-lo convosco e que ele sirva para nos recordarem ao percorrerem as suas breves páginas.

A professora responsável pela organização da Sala de Estudo,

Regina Prazeres
(Licenciada com Estágio do Ramo Educacional em
Línguas e Literaturas Modernas
variante Inglês/Francês)


(Este livro, do qual podem ver algumas imagens em baixo, foi oferecido ao 1º Ciclo e circula pelas bibliotecas de sala de cada nível de ensino)

Autores:
Rita
Beatriz
Ana Beatriz
Nicole
Tatiana
Tomás
Margarida
Joana
Diana


1 comentário:

  1. Lembro-me quando andava na sala de estudo, saudades que tenho.. Um dia vou ai e faço uma visita ahah
    Beijinhos Flávia

    ResponderEliminar