quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Roda dos Alimentos - 2º ano

“Eu e o Martinho tivemos a ideia de colocar estes trabalhos no blogue do colégio para que o meu pai, que está a trabalhar em Angola, pudesse ver. Um beijinho pai, espero que gostes deste trabalho que te vou mostrar.” (Inês, 2º ano, 2012/13)



Depois de trabalharmos umas receitas a professora sugeriu que estudássemos a Roda dos alimentos para conhecermos melhor:

-         a variedade dos alimentos;
-         os cuidados de preservação dos alimentos;
-         a que grupos pertencem e porque temos que os usar na nossa alimentação.



Então decidimos que alimentos cada um podia fazer e reproduzimos com massa de modelar. Para dar mais vida à roda trouxemos alguns alimentos secos de casa. Toda a turma participou nas atividades de modelagem, pintura, colagem e redação de textos para o livro e cartaz. A professora Sónia colaborou connosco nos retoques dos pormenores.



Mas achámos que fazer só a roda não chegava, parecia que o trabalho estava incompleto. Faltava apresentar todos os alimentos que pertencem a cada grupo e quais as vantagens para o nosso corpo. Então, pesquisámos informação no nosso livro de Estudo do Meio, recortámos imagens de revistas, fizemos desenhos dos alimentos e aproveitámos informação de uns apontamentos da professora. Com todo esse material construimos um cartaz e um livro.


Cartaz – serve para apresentar os cuidados que devemos ter com os alimentos e como deve ser a nossa alimentação.





Livro – o objetivo é explicar o que é cada grupo, o que nos dá (vitaminas, proteínas, fibra, cálcio, etc)


Gostámos tanto de fazer este trabalho, achámos que estava tão bem organizado que decidimos apresentá-lo a todos os meninos e meninas do Jardim de Infância e do 1º Ciclo. Quisemos partilhar o nosso conhecimento com os outros, para que todos pudessem aprender como nós.



Autores:
Inês 2º ano 2012/13
Martinho 2º ano 2012/13
professora Marta Chumbinho





4 comentários:

  1. Quero dar a todos os alunos do 2ªano,MUITOS PARABÉNS,pelo trabalho elaborado.Como mãe da INÉS:Adorei,bjs p/prof.SÓNIA e ALUNOS.

    ResponderEliminar
  2. olá colegas, queria agradecer a mim e aos meus caros colegas a obra de projeto que tivemos. Foi uma ideia espetacular, graças a uma querida e linda professora Sónia!Boa ideia! E assim a ideia foi-se juntando,juntando, até que foi parar aqui, no blogue do colégio.Eu queria agradecer às pessoas que trabalham no colégio, principalmente a uma pessoa muito amorosa chamada Marta Chumbinho por o lindo trabalho que teve!!!!!!!!!!!!!!!! PARABÉNS A TODOS.!
    Constança Marques

    ResponderEliminar
  3. está muito giro o trabalho que eu e os meus colegas fizemos.

    sumaya

    ResponderEliminar
  4. esta um trabalho fabuloso assinado DA VOSSA QUERIDA COLEGA SUMAYA

    ResponderEliminar