segunda-feira, 22 de abril de 2013

Monges Tibetanos vieram ao nosso colégio


No passado dia 12 de abril o nosso colégio teve a honra de ser visitado por dois monges tibetanos da Universidade Monástica Gaden Shartse, localizada no sul da Índia. Os monges são apresentados pelo gabinete de Sua Santidade o Dalai Lama e encontram-se em Portugal no âmbito da Tour Mundial Pela Paz Interior 2013, sob a coordenação mundial de Pneuma System e a co-coordenação da INKARRI Associação Multicultural.



Para além da visita às nossas instalações os monges disponibilizaram-se para responder a algumas perguntas dos nossos alunos da Sala de Estudo. Foi uma excelente oportunidade para estes treinarem a sua comunicação oral na Língua Inglesa e conhecerem um pouco melhor a cultura Tibetana e a sua história.



Uma das questões que os alunos quiseram aprofundar mais foi o que é que os monges fazem diariamente no mosteiro. Os monges explicaram que educavam cerca de 400 crianças que foram entregues pelos seus pais ao mosteiro, a partir dos 6 anos de idade (porque os pais não têm condições para os sustentar) e que se dedicavam às práticas budistas. De imediato os alunos quiseram saber o que eram as práticas budistas. Sumariamente os monges explicaram que estavam relacionadas com meditações, orações, cerimónias para promover a paz interior e a educação da mente.



Os educadores presentes ficaram com vontade de incentivar a cultura geral dos estudantes promovendo momentos de pesquisa sobre a  história do Tibete, assim como conhecer melhor a vida do seu Líder espiritual (e líder do governo em exílio), o 14º Dalai Lama que foi o vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1989, pelos seus esforços pela libertação do Tibete sem o uso da violência.

Sem comentários:

Enviar um comentário