terça-feira, 30 de abril de 2013

"Sempre a Aprender" - Jornal de Turma do 4ºano


COMO NASCEU O JORNAL


No 1º Ano nós estávamos a pensar numa forma de partilharmos o nosso trabalho com as turmas e as nossas famílias. Lembrámo-nos do jornal da escola e que nos outros jornais encontramos notícias e passatempos e estes informam-nos. Pensámos que lá podíamos publicar textos e muitas coisas e foi assim que nasceu o jornal.
O passo seguinte foi escolhermos o nome do jornal. Tivemos uma semana para pensar num nome que mostrasse o que queríamos fazer com o nosso jornal. Todas as sugestões foram ouvidas e discutidas. Acabámos por acordamos que a sugestão do Vasco foi a melhor. O jornal passou a chamar-se “Sempre a Aprender”.
Então, como é que nos organizamos? Nós fazemos reuniões de pauta, onde combinamos o que queremos publicar, os compromissos de entrega, os responsáveis pelas várias tarefas e discutimos opiniões e eventuais problemas que surjam.
O jornal tem vários textos de cada um de nós e este é publicado no final de cada período.
No jornal publicamos textos informativos, textos de visitas, projetos apresentados na sala, poemas, notícias, passatempos, etc. Os nossos textos são acompanhados de imagens ou desenhos ilustrativos. Alguns textos têm de ser trabalhados. Podemos fazer isto a pares ou em coletivo.
Os textos finais, já com as imagens, são colocados numa pasta do computador da sala. Quando temos todo o material combinado, os responsáveis, ou seja os editores, fazem as revisões dos textos e montam o jornal.
O jornal tem capa, índice, editorial, textos e imagens.
Nós adoramos fazer o jornal e partilhar os nossos conhecimentos com os outros!!!



Marta M.
4ºano 2012/13


Sem comentários:

Enviar um comentário

Ocorreu um erro neste dispositivo