sexta-feira, 28 de junho de 2013

Projeto de Escrita Criativa

     Mais um ano escolar que está prestes a terminar e mais um pequeno projeto de escrita criativa foi concluído. Continuando a ideia, por mim reiterada no ano letivo anterior, de que educar não é repetir palavras, ideias, mas levar os alunos a serem pensadores, surgiu a Miscelânea.


     Como o próprio nome indica, miscelânea é um conjunto de textos produzidos e ilustrados pelos alunos da sala de estudo do colégio, sobre vários assuntos. Tendo em conta a noção de narrativa aberta, alguns alunos, por sugestão minha, continuaram as histórias dos colegas do ano anterior em Histórias todas diferentes; outros criaram de novo as suas histórias, personagens.      
                                                       
As três bruxas


autoras: Bruna D.; Inês F.; Madalena T. (5º ano)


     Assim, este pequeno livro é o resultado de mais um trabalho em conjunto entre alunos e professora onde a criatividade, liberdade de expressão, sentimentos, vivências, fantasia, sonho, foram transportados para o papel e o uso correto da Língua Portuguesa foi praticado e usado.

Uma história de amigas: a aventura continua
autoras: Beatriz T.; Diana S. e Carolina G. (6º ano)


O primeiro dia de aulas do Tubarão Tomás (continuação)
autores:Catarina A.; André S. (6º ano)


O João e a Bola

autores: Pedro G.; Gonçalo C. (6º ano)


A vida de um sniper
autores: João P. M.; Pedro A. (5º ano)


Três crianças aventureiras
autores: Bernardo; Daniel F. (5º ano); Diogo P. (6º ano)


     Afinal, aprender também é partilhar ideias, criar, inventar!




(Este livro será oferecido ao 1º Ciclo e circulará pelas bibliotecas de sala de cada nível de ensino. Está online na íntegra a partir deste link:
http://www.colegio-tapada-merces.com/database/userfiles/Livro%20sala%20de%20estudo%20para%20on-line.pdf

A professora responsável pela organização da Sala de Estudo,

Regina Prazeres
(Licenciada com Estágio do Ramo Educacional em
Línguas e Literaturas Modernas
variante Inglês/Francês)




Sem comentários:

Enviar um comentário