segunda-feira, 15 de outubro de 2012

GreenFestival setembro de 2012

O nosso colégio foi ao GreenFestival no Centro de Congressos do Estoril, que este ano teve o tema do Empreendedorismo associado à sustentabilidade do nosso Planeta. Este esteve representado por um dos seus sócios (educador da empresa) e um responsável técnico. Participou em várias atividades com especial foco na conferência Mudar de Rumo: o que as empresas podem fazer pela sociedade?

A presença neste festival teve como principal finalidade a recolha de materiais que se podem tornar pedagógicos não só para a sala de aula, como para a administração da instituição do ponto de vista da sustentabilidade.


Enquanto espaço ao serviço da Educação, mas também do meio ambiente, este colégio sempre procurou passar aos seus alunos a preocupação com a proteção dos ecossistemas e introduzir no seu dia-a-dia boas práticas ecológicas. Para continuarmos em constante atualização recolhemos brochuras, material didático e informação de projetos de empresas portuguesas com preocupação ambiental que servirão de exemplo para os nossos alunos. Este material fará parte das bibliotecas de sala e poderá servir de base investigativa para os seus projetos, assim como de apoio ao professor no aprofundamento de algumas questões ambientais ligadas às temáticas de Estudo do Meio, promovendo também a Educação Ecológica e Ambiental.

No que se refere ao colégio enquanto instituição foi importante a participação neste festival pela reflexão interna que proporcionou: a Educação ao serviço da evolução social, económica e ambiental, partindo do colégio para o país. Tomámos consciência de que ao proporcionarmos aos nossos alunos a vivência real em comunidade de aprendizagem, onde os valores são vividos diariamente numa perspetiva democrática e empreendedora, estamos a ajudar não só à sua adaptação, mas à participação no processo de transformação social e económica que o nosso país vive atualmente. Nunca esquecendo o papel do colégio na constante atualização para a inovação e a responsabilidade de todos os dias contribuir para o despertar da consciência de crianças e jovens com exemplos concretos de boas práticas de sustentabilidade ambiental e comunitária, às quais no futuro darão continuidade. Percebemos ainda que ao incentivarmos a metodologia de projeto, ou seja a aprendizagem através de projetos, estamos a trazer para o colégio a cultura de empreendedorismo; formando alunos que questionam, propõe ideias, acreditam nas suas ideias, que as testam, que procuram desenvolver as suas competências através desse processo. Procuram fundamentações teóricas, apoios, aconselhamento e parcerias para perceberem a viabilidade de concretizarem os seus projetos. Ao educarmos crianças com o auto-conceito (muitas vezes ainda que inconsciente) de empreendedores estamos a ajudar na formação de futuros adultos ativos na sociedade, que poderão apresentar projetos inovadores que criem postos de trabalho e promovam a sustentabilidade do nosso planeta.









            “A Terra não tem uma capacidade infinita para acolher o engenho humano. Mas o génio do Homem tem de ser capaz de garantir e preservar o futuro.”

  Honório J. (Presidente da Direção do BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável)), in 10 Anos de Sustentabilidade, 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário