segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Projeto Educativo

No nosso todos são responsáveis pela orientação pedagógica do trabalho que se faz, em especial os professores e educadores (mas sempre com a colaboração das auxiliares, alunos e Encarregados de Educação), partilham de uma visão democrática e democratizante extensível a todos os tipos de relações interpessoais que se estabelecem. Não nos restringimos a pensar apenas na educação das crianças, mas sim preocupamo-nos em alargar o nosso campo de visão para aquilo que é a escola como um todo.

Só assim a sala de aula deixa de ser um "laboratório" de aprendizagens e passa a ser um espaço de construção e operacionalização de princípios e formas de vida que, de forma progressiva e diferenciada, se vão modelando e aperfeiçoando sempre em função das duas vertentes da vida social que interagem constantemente: o individual e o colectivo.
Portanto, a aprendizagem curricular é sempre vista não como um fim em si mesma mas, como parte integrante da vida global da criança.

Desta forma, destacamos alguns princípios que consideramos fundamentais para caraterizar a filosofia desta instituição:

- Democracia ativa e real;
(Que vive e se transforma pela participação concreta de todos no funcionamento da escola e,
em particular das turmas);
- Cooperação;
- Circuitos reais de comunicação;
- Interatividade entre todos os elementos da comunidade educativa;
- Aprendizagens com sentido para todos e para cada um;
-
Diferenciação Pedagógica

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